Neste momento deves estar a perguntar “Se não é por aqui que me safo, então como é que o posso fazer?” A resposta é simples, aprendendo a comunicar melhor.
Há duas décadas atrás as organizações tinham tipicamente uma estrutura organizacional formal, estilo militar. Neste tipo de organização a comunicação era relativamente simples e fácil de dominar - o chefe mandava e o colaborador obedecia. Hoje em dia as organizações tornaram-se muito mais complexas, existindo quase sempre uma estrutura organizacional informal, paralela à estrutura formal. Esta estrutura informal traduz habitualmente as relações que não vêm no organograma. Trata os comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros da organização, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos colaboradores (fonte: wikipedia).
Hoje em dia não basta darmos ordens, temos de saber justificar muito bem as nossas acções, e necessitamos de ter a capacidade de argumentar e defender o nosso ponto de vista, mesmo perante colaboradores que nos são subordinados. É frequente gerirmos colaboradores que são especialistas e conhecerem melhor do que nós o assunto de que estamos a falar. De todas as actividades que executo no dia-a-dia na gestão das minhas equipas, a comunicação é a mais desafiante e a mais estimulante de todas. Saber transmitir às equipas o que é necessário fazer, justificando porquê, com argumentos sólidos, e ao mesmo tempo saber ouvi-los, perceber os seus argumentos, tê-los em consideração, e dar uma resposta adequada, é sem dúvida o maior desafio que enfrento diariamente.
A capacidade de comunicação é considerada um dos principais factores na progressão da carreira de qualquer indivíduo. Nido Qubein, um dos top gurus a nível mundial na arte da comunicação, e autor dos best-sellers: How to be a Great Communicator e Stairway to Success, escreveu um artigo muito interessante, em que identifica os cinco principais factores para uma comunicação eficaz.
Deixo-te de seguida um resumo desses factores:
1. Desejo
As crianças têm um desejo inato de comunicar, e esse desejo permite-lhes aprender rapidamente novas palavras e alargar o seu vocabulário.Também tu, se tiveres um desejo de comunicar, vais aumentar o teu vocabulário e aprender rapidamente a comunicar de forma mais clara e eficaz.
2. Percebe o processo
Basicamente, comunicar consiste em enviar e receber mensagens. A linguagem transforma pensamentos e ideias em palavras. Se a mente conseguir transformar essas palavras em imagens, a comunicação torna-se muito mais real e muito mais significativa.Quanto mais habilidoso te tornares a criar imagens na mente dos teus ouvintes, mais eficaz vai ser a tua comunicação.
3. Domina as competências básicas
Algumas pessoas pensam que o pricipal requisito para uma boa comunicação é ter um vocabulário complexo. Embora as palavras e a gramática sejam importantes, uma obsessão pelas regras gramaticais pode na realidade prejudicar a comunicação. Algumas pessoas, na sua quimera pela perfeição gramatical, esquecem-se da regra mais importante da comunicação: tornar a mensagem clara e perceptível para os ouvintes.Se tentares utilizar palavras que vão além do vocabulário das pessoas com quem estás a tentar comunicar, não estás a comunicar; estás a exibir-te.
4. Prática
Não importa o quão bom comunicador tu achas que és, podes sempre melhorar. A única forma de melhorarmos, em tudo na vida, é praticando. Na comunicação não é diferente, para melhorares tens de praticar; para passares de bom a excelente, tens de praticar.Quando mais praticares mais fácil se vai tornar para ti comunicar com as pessoas, queres estejas apenas a falar com um indivíduo ou a falar para um grupo.
5. Paciência
Ninguém se torna um grande comunicador da noite para o dia. É preciso praticar frequentemente, e é preciso paciência. Há uma teoria que defende que para nos tornamos especialistas em algo são necessárias10.000 horas de prática. A comunicação não é diferente; para te tornares um grande comunicador tens de colocar lá as horas, e dar atenção aos pequenos detalhes para poderes melhorar constantemente.
Recomendo-te vivamente a leitura completa artigo do Nido: How To Be An Effective Communicator
Fica bem,
R.
P.S. Se gostas-te deste artigo subscreve as actualizações por email para não perderes os próximos.