Tudo começou em 1924 numa cave da Young Men's Christian Association (YMCA) de Santa Ana, Califórnia, pelas mãos de Ralph C. Smedley.
Smedley começou a trabalhar como director de educação da YMCA de Santa Ana e rapidamente percebeu que muitos dos jovens precisavam de lições na arte de falar em publico, e quis ajuda-los.
Ele decidiu criar um formato de reuniões semelhante a um clube social. No início dos anos 1900 a palavra "toastmaster" referia-se à pessoa que propõe o brinde e apresenta os oradores num banquete. Smedley nomeou o seu grupo «The Toastmasters Club», porque considerou que sugeria um ambiente social agradável e atraente para os jovens membros.
Quando Smedley iniciou o grupo Toastmasters em Santa Ana, Califórnia, os membros começaram a treinar as suas competências de comunicação num ambiente informal, amistoso e suportivo. O clube floresceu. A palavra sobre o clube de Smedley na YNCA espalhou-se e rapidamente pessoas de outras comunidades, e mesmo de outros estados, começaram a pedir autorização para criar o seu próprio clube.
Em 1930 os clubes pioneiros já tinham criado uma federação para ajudar a coordenar as actividades e criar um programa standard. A organização tornou-se internacional quando um clube em New Westminster, British Columbia, Canada mostrou interesse em aderir ao conceito.
Uma série de espaços para escritório foram alugados no sul da Califórnia para servir de sede à Toastmasters International até 1962. Nesse ano a equipa mudou-se para um edifício em Santa Ana, que viria a ser a primeira Sede Mundial da organização, não muito longe da YMCA onde o clube se reuniu pela primeira vez.
Durante as três décadas seguintes, o número de clubes cresceu, e assim surgiu a necessidade de uma equipa maior para servi-los. A Sede Mundial em 1990 mudou-se para um novo edifício em Rancho Santa Margarita, Califórnia, cerca de 20 quilómetros ao sul de Santa Ana.
A evolução dos programas e recursos educativos têm um papel fundamental no sucesso da Toastmasters International e do seu crescimento. O programa tem expandido desde os 15 projectos do Manual Básico desenvolvido por Smedley, para incluir outros materiais para ajudar os membros a desenvolver competências de ouvir, dar feedback, tomar decisões, delegar e mentoring.
Com mais de 12.500 clubes e mais de 260.000 membros em 113 países, as reuniões de Ralph Smedley numa cave da YMCA continuam a prosperar no século XXI.
Para receberes os próximos posts da série Toastmasters 101 confortavelmente na tua conta de email e em primeira mão, subscreve as actualizações por email.
Fonte:
Toastmasters International