sábado, 8 de janeiro de 2011

Como Ser Um Comunicador Eficaz

Na progressão da tua carreira, o que te diferencia dos teus pares não são as tuas competências técnicas, essas são relativamente fácies de adquirir e aprendem-se nas escolas. Quando uma empresa precisa de recrutar alguém com determinadas competências, o departamento de Recursos Humanos coloca um artigo no jornal, ou nos sites de emprego, pedindo alguém com uma determinada certificação ou formação, que lhes garanta que o individuo seleccionado tem as competências técnicas necessárias. Como tal, por aqui não te vais conseguir distinguir das dezenas de outros candidatos à mesma posição que têm a mesma formação ou certificação que tu tens.

Neste momento deves estar a perguntar “Se não é por aqui que me safo, então como é que o posso fazer?” A resposta é simples, aprendendo a comunicar melhor.


Há duas décadas atrás as organizações tinham tipicamente uma estrutura organizacional formal, estilo militar. Neste tipo de organização a comunicação era relativamente simples e fácil de dominar - o chefe mandava e o colaborador obedecia. Hoje em dia as organizações tornaram-se muito mais complexas, existindo quase sempre uma estrutura organizacional informal, paralela à estrutura formal. Esta estrutura informal traduz habitualmente as relações que não vêm no organograma. Trata os comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros da organização, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos colaboradores (fonte: wikipedia).

Hoje em dia não basta darmos ordens, temos de saber justificar muito bem as nossas acções, e necessitamos de ter a capacidade de argumentar e defender o nosso ponto de vista, mesmo perante colaboradores que nos são subordinados. É frequente gerirmos colaboradores que são especialistas e conhecerem melhor do que nós o assunto de que estamos a falar. De todas as actividades que executo no dia-a-dia na gestão das minhas equipas, a comunicação é a mais desafiante e a mais estimulante de todas. Saber transmitir às equipas o que é necessário fazer, justificando porquê, com argumentos sólidos, e ao mesmo tempo saber ouvi-los, perceber os seus argumentos, tê-los em consideração, e dar uma resposta adequada, é sem dúvida o maior desafio que enfrento diariamente.

A capacidade de comunicação é considerada um dos principais factores na progressão da carreira de qualquer indivíduo. Nido Qubein, um dos top gurus a nível mundial na arte da comunicação, e autor dos best-sellers: How to be a Great Communicator e Stairway to Success, escreveu um artigo muito interessante, em que identifica os cinco principais factores para uma comunicação eficaz.

Deixo-te de seguida um resumo desses factores:

 

1. Desejo

As crianças têm um desejo inato de comunicar, e esse desejo permite-lhes aprender rapidamente novas palavras e alargar o seu vocabulário.

Também tu, se tiveres um desejo de comunicar, vais aumentar o teu vocabulário e aprender rapidamente a comunicar de forma mais clara e eficaz.

 

2. Percebe o processo

Basicamente, comunicar consiste em enviar e receber mensagens. A linguagem transforma pensamentos e ideias em palavras. Se a mente conseguir transformar essas palavras em imagens, a comunicação torna-se muito mais real e muito mais significativa.

Quanto mais habilidoso te tornares a criar imagens na mente dos teus ouvintes, mais eficaz vai ser a tua comunicação.

 

3. Domina as competências básicas

Algumas pessoas pensam que o pricipal requisito para uma boa comunicação é ter um vocabulário complexo. Embora as palavras e a gramática sejam importantes, uma obsessão pelas regras gramaticais pode na realidade prejudicar a comunicação. Algumas pessoas, na sua quimera pela perfeição gramatical, esquecem-se da regra mais importante da comunicação: tornar a mensagem clara e perceptível para os ouvintes.

Se tentares utilizar palavras que vão além do vocabulário das pessoas com quem estás a tentar comunicar, não estás a comunicar; estás a exibir-te.

 

4. Prática

Não importa o quão bom comunicador tu achas que és, podes sempre melhorar. A única forma de melhorarmos, em tudo na vida, é praticando. Na comunicação não é diferente, para melhorares tens de praticar; para passares de bom a excelente, tens de praticar.

Quando mais praticares mais fácil se vai tornar para ti comunicar com as pessoas, queres estejas apenas a falar com um indivíduo ou a falar para um grupo.

 

5. Paciência

Ninguém se torna um grande comunicador da noite para o dia. É preciso praticar frequentemente, e é preciso paciência. Há uma teoria que defende que para nos tornamos especialistas em algo são necessárias
10.000 horas de prática. A comunicação não é diferente; para te tornares um grande comunicador tens de colocar lá as horas, e dar atenção aos pequenos detalhes para poderes melhorar constantemente.

Recomendo-te vivamente a leitura completa artigo do Nido: How To Be An Effective Communicator

Fica bem,
R.

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